Refrigeração pelo mundo

Estados Unidos, França e Rússia levam muito a sério os procedimentos de manutenção preventiva e corretiva, pois com isso se alcança um maior tempo de vida útil para os equipamentos, além de uma redução significativa no consumo de energia elétrica.

Como também são fabricantes de componentes para redução de consumo de energia e melhora da eficiência de seus equipamentos, adotaram também uma planilha de manutenção chamada PMOC (Plano de Operação de Manutenção e Controle).

Este plano ajuda muitíssimo na realização de serviços periódicos, simples e baratos se comparados com a quebra ou defeitos dos equipamentos.

Refrigeração no Brasil

Podemos identificar algumas redes de fast food no Brasil que só crescem por causa da manutenção preventiva em dia. O que poderia ser gasto em troca de equipamentos e mão-de-obra é investido em equipamentos novos e pessoal.

Refriar Manutenção Preventiva Corretiva

Questão de cultura

No Brasil existe uma séria dificuldade de implantação de uma cultura que torne comum a prática de tais procedimentos, pois quando um técnico em refrigeração chega numa empesa para elaborar o orçamento por motivo de parada de equipamento ou deficiência de rendimento, geralmente se depara com equipamentos obstruídos por sujeira e/ou gordura, ferrugem, má conservação de estrutura física, elétrica e mecânica, acarretando alto custo da manutenção e da mão-de-obra.

Má conservação por muito tempo também aumenta o consumo de energia, gera perda de produtos e o cúmulo de uma visita inesperada da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) podendo acabar com o empreendimento, em decorrência de multas e processos pesados.

Visão empresarial

A Refriar Brasil pode listar alguns clientes que, a partir da consciência sobre a manutenção preventiva e corretiva, tiveram seus equipamentos funcionando perfeitamente durante anos a custos mais baixos em comparação com uma troca de peças e compressores.

Calculamos, em média, uma economia de cerca de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por ano, com duas câmaras frias, num acordo de manutenção.

A responsabilidade da empresa de manutenção em refrigeração é a de agendar e avisar o cliente sobre as datas e averiguar a disponibilidade para realizar os serviços.

O interesse é mútuo, pois o crescimento das empresas aumenta a confiança nos serviços, além de uma boa relação entre prestador de serviços e empresário.

Comentários